blog de carreira pessoa negra no laptop

Blog de Carreira: Confira 4 dicas incríveis

Sobre blog de carreira você vai conferir neste blogpost:

  1. Introdução
  2. Use as técnica de SEO
  3. Saiba quem é o seu público alvo
  4. Entregue conteúdo de valor
  5. Capriche nos títulos
  6. Redirecione os blogposts para suas redes sociais de carreira
  7. 3 cases de sucesso pra você se inspirar

Os blogs de carreira são uma estratégia fundamental do Marketing de Recrutamento. Além de atrair os talentos com informações sobre a cultura da empresa, os blogposts também são pensados para os profissionais que a empresa quer atingir. 

Por isso, todo o conteúdo tem que ser, ao mesmo tempo, informativo e atrativo. Dicas para conseguir um emprego, como está o mercado de trabalho e trazer especialistas para dialogar com os talentos, são alguns dos temas.

Falando em especialistas….

Neste blogpost, a nossa Coordenadora de Projetos de Marketing de Recrutamento, Giovanna Girnos, trouxe 5 dicas incríveis para fazer o seu blog de carreiras decolar. Além disso, no final, temos 3 cases de sucesso para você se inspirar.

Vem com a gente =D 

 Use técnicas de SEO

Para começar a sua jornada como blogueiro, é essencial virar amigo destas 3 letras mágicas, SEO ( Search Engine Optimization). Elas são as métricas de engajamento do Google. Quer dizer, para aparecer como destaque no buscador, é obrigatório ter um bom desempenho em:

  • Palavras-chave: São as palavras que vão guiar o seu texto. Use e abuse do próprio Google, pesquisando sobre os termos. Existe a plataforma de
  • pesquisas do  Google, além de outras, como: SemRush e ubbersugest .
  • Parágrafos curtos: O Google preza pela qualidade da leitura e otimização. Na sua última atualização, a empresa anunciou que os textos terão de ser mais explicativos, trazendo respostas ainda mais rápidas para os usuários. Por isso, um parágrafo curto e preciso, de no máximo 4 linhas, é fundamental.
  • Hiperlinks: O Google quer saber se o seu texto traz informações relevantes e atuais. Por isso, hiperlinkar os blogposts com matérias de veículos importantes, outros blogs com informações sobre a pauta e links do seu próprio blog para manter o talento logado, é muito importante.
  • Velocidade da página: O SEO vai muito além do texto. O ranqueamento é baseado também em métricas de T.I. A velocidade com a qual o usuário abre a página é uma delas. Fotos ou vídeos pesados interferem no carregamento da página e no posicionamento dela. Fique de olho.

O SEO envolve muitos outros parâmetros. Por isso, faça um dos cursos gratuitos espalhados pela rede, veja vídeos no YouTube e fique de olho nas atualizações do Google.

Saiba quem é o público alvo do seu blog de carreira

Você pode saber todas as técnicas de SEO, ter ou ser o melhor redator, e até contar com um time envolvido nas técnicas para melhorar o desempenho da página. Porém, para que tudo isso gere resultados, você tem que saber para quem está escrevendo.

Quais os talentos que você precisa atrair para os seus blogposts?

Quais as principais dores desses talentos?

O que eles querem saber?

Qual assunto os interessa?

Faça essas perguntas a pessoas que tenham um perfil similar ao que você precisa atrair, pesquise e desenhe uma persona para desvendar para quem você está escrevendo. 

Assim, você vai escrever para o seu talento de maneira precisa. Afinal de contas, se quero atrair profissionais de T.I, não adianta nada fazer um blogpost incrível sobre o mundo da moda.

Quais os assuntos que mais interessam?

É aí que entram os assuntos que interessam à sua persona. Pesquisar sobre as dores que os seus talentos possuem, entender como pode transformá-las em conteúdo e analisar como os seus concorrentes vêm trabalhando com elas são fatores essenciais nessa etapa do processo. Com esses passos, você terá um mindset amplo sobre como fazer o seu blog de carreira.

Pesquisas de palavras-chave ajudam muito neste processo. Crie planilhas com as melhores palavras-chave, aquelas que são mais procuradas. Além disso, fique de olhos nos termos que têm nível de busca baixo e médio: eles podem ser o cartão de visitas para o seu blog de carreira começar a atingir o público desejado.

Entregue conteúdos de valor

Não tenha medo de pesquisar, se aprofundar e escrever temas que realmente entreguem algum valor para o seu possível candidato, afinal, a disputa em topo de funil é intensa, e queremos trazer conteúdos sólidos.

Por isso, depois de fazer a pesquisa dos termos mais relevantes, é importante que cada blogpost seja traçado com uma pesquisa densa. Então, pesquise matérias, indicações de livros e tudo o que transforme o artigo em algo que vá além do padrão.

Pense que o texto básico sobre aquele tema já foi escrito por alguém. Então, o seu objetivo é sempre trazer algo além mar. Neste contexto, trazer características da cultura da sua empresa, também é um diferencial. O talento vai aprender e já entrar dentro do seu cosmo.

Capriche em todos os títulos do seu blog de carreira 

Lembra que falamos do SEO? 

Então, uma das técnicas que o Google leva em conta é o título do blogpost. A palavra-chave tem de estar o máximo possível à esquerda e ele tem de atrair o leitor. Se coloque sempre no lugar do seu talento: Eu clicaria rapidamente nesse título?

Algumas técnicas que geram engajamento no título:

  • Números sempre atraem o leitor. “5 dicas para fazer um blog de carreiras”, “Blog de carreira:3 formas de escrever um título certeiro”, “3 exemplos de blogs de carreira de sucesso”. São ótimas maneiras de atrair o leitor: Você abriu nosso blogpost por causa das “ 4 dicas”, não?
  • Deixe a solução para a busca clara: “Como fazer para melhorar o seu blog?”, “Quais as principais técnicas para um blog de sucesso?”,” Blog de carreira: Entenda como fazer o melhor”.
  • Coloque termos que lhe destaque dos concorrentes: podem ser adjetivos, predicados ou comparações. O importante é fazer com que o leitor veja que ali tem algo de diferente e queira clicar.

Lembre-se sempre que o título deve atrair, mas, jamais, mentir. O principal é que a promessa seja cumprida. O que aparecer no buscador do Google, tem que estar no conteúdo =D

 Nunca esqueça de redirecionar o seu leitor para suas redes sociais de carreiras

Por último, trazemos uma reflexão muito importante. Nenhum blog de carreira vai virar referência se estiver apenas no Google. A divulgação é fundamental para criar interesse e engajamento nas suas publicações.

Assim, é fundamental que os posts sejam repostados nas suas redes sociais de carreira de maneira criativa. O mais importante é gerar curiosidade para que o usuário da rede queira ver o material, geralmente mais denso, do blog de carreira.

Quanto maior for o número de páginas onde o seu conteúdo for curtido e gerar engajamento, mais o Google vai considerar que aquele material tem de estar no radar de todos.

3 cases de blogs de carreira de sucesso pra lhe inspirar

Para terminar e para você se inspirar, trazemos 3 cases de blogs criados pelo time de Recruitment Marketing da Matchbox:

  1. Cosan
  2. Via
  3. Vivo

Blog de carreira- curso gratuito de Inbound Recruiting

Postado em

13 de outubro de 2022

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter

Você pode gostar também:

Crie sua conta grátis no Spark

Cadastre-se agora mesmo

você é uma pessoa candidata?
Acesse a nossa central de dúvidas aqui