tecnologia no rh- mulher no computador

Tecnologia no RH: importância, Marketing e otimização

29 de setembro de 2022

Neste blogpost sobre tecnologia no RH você vai conferir:

  1. Introdução à tecnologia e geração Z
  2. A agilidade que a tecnologia traz ao RH
  3. Marketing de Recrutamento e o processo seletivo
  4. A importância da tecnologia para a geração Z
  5. Dicas de tecnologia para RH

Em primeiro lugar,  temos a chegada da  revolução industrial 4.0, ou era líquida para os íntimos. Nela, a tecnologia deixou de ser uma espécie de “luxo” das grandes corporações, para se transformar em estratégia decisiva para todo o mercado.

Óbvio que o RH não ficou de fora dessa. Assim, a tecnologia no RH veio para otimizar tarefas, trazer novos canais de comunicação com a pessoa colaboradora e uma nova estratégia para lidar com o profissional da era líquida. Tal profissional pode ser visualizado na inserção da geração Z no mercado .

Um outro aspecto fundamental é o tempo que o RH ganhou para pensar em estratégias para melhorar a relação com as suas pessoas colaboradoras e talentos. Com jornadas de Employer Branding, as corporações estão transformando o trabalho em uma experiência enriquecedora para todos.

Para entender um pouco mais sobre como RH e tecnologia  estão trabalhando juntos, leia o nosso artigo com carinho =D

RH com tecnologia traz agilidade e otimização

Como já dissemos, a tecnologia dá ao RH a chance de otimizar processos que, até então, tiravam muito tempo de seus profissionais. Folhas de pagamentos, comunicação interna, processo seletivo, são algumas das demandas que mudaram nos últimos anos.

Como exemplo, temos um simples comunicado interno. Nos primórdios, um comunicado era redigido em uma máquina de escrever, impresso com a velocidade de uma tartaruga e era distribuído por toda a companhia. 

Pois bem, hoje, mesmo que a empresa tenha – e muitas têm, por questões de estrutura – que colocar o material impresso em murais, a impressão é muito mais rápida. Outro ponto é que a empresa pode utilizar ferramentas para otimizar o envio destes comunicados, como, por exemplo, o e-mail institucional.

Com a tecnologia, o RH ganhou mais canais de comunicação

Os profissionais de RH também ganharam novos canais de comunicação. Além de pendurar um comunicado interno no mural da empresa, hoje,  você tem e-mail, redes sociais, plataformas de RH, metaverso. Enfim, temos uma gama infinita de canais onde a comunicação com a pessoa colaboradora pode ser feita de maneira rápida e certeira.

Tais canais ajudam não só a comunicar com as pessoas colaboradoras, mas, também, com os talentos que a empresa quer trazer para o seu time. Ponto que vamos entender melhor no próximo subtítulo. 

Marketing de recrutamento e o novo processo seletivo

 Identificar quais são as melhores práticas de processo seletivo  sempre foi um desafio para os profissionais de RH. A tecnologia veio para revolucionar o processo, trazendo novas possibilidades, como: 

  1. Em primeiro lugar, temos a análise de dados. Entendendo quais talentos entram na sua página, você pode traçar uma persona atualizada e produzir um conteúdo único e de qualidade .
  2. Em segundo lugar, você traça uma estratégia de Marketing de Recrutamento. Assim, você atrai os talentos de maneira estratégica para o seu processo seletivo.
  3. Crie redes sociais de carreira e página de carreira. Além de atrair o seu talento, você vai mostrar para todos como a sua empresa é engajada e usa as tecnologias para todos os meios, inclusive, o RH.

 As empresas precisam entender o papel que vão tomar com as novas tecnologias. Portanto, é importante focar na exposição da sua marca empregadora. Pense que a tecnologia dá a chance de atrair os talentos certos, ao invés de ficar somente esperando que eles procurem pelas vagas.

A tecnologia dá o acesso à geração Z

A geração Z vem entrando no mercado de trabalho ocupando posições de estágio, trainee ou até mesmo níveis iniciais dentro das empresas. Para esta geração o uso de tecnologia é tão simples quanto andar ou respirar.

Para conseguir atrair este novo filão de profissionais é necessário mostrar que sua empresa está dentro deste mundo digital e sabe conversar com essa persona. Esta geração busca mais do que benefícios e salário: ela quer fazer parte e estar engajada com a empresa. Então, utilizar-se de tecnologias, redes sociais, entre outros, demonstra que você os entende e quer que façam parte de sua organização.

Estas são algumas das mudanças que a tecnologia está trazendo para o mercado e, por mais que se encontre resistências, é importante buscar maneiras de inovar e de se aproveitar da tecnologia para facilitar.

 O que deve ser feito?

Por fim, vamos para mais algumas dicas para você conseguir trazer a tecnologia para dentro do RH:

  •  Identifique e otimize tarefas que já são feitas. 
  • Crie canais de comunicação que falem com as novas gerações que são, a cada dia que passa, um grupo maior no mercado de trabalho.
  • Esteja aberto para novas tecnologias e plataformas.

Veja como estratégias de Inbound Recruiting, Marketing de Conteúdo, dentre outras, podem fazer um conteúdo mais estratégico para a sua empresa. Assim, você vai atrair as pessoas candidatas certas, fazer com que elas, já como pessoas colaboradoras, tenham a melhor experiência e que, quando o ciclo se encerrar, saiam da sua empresa pela porta da frente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter

Você pode gostar também:

Crie sua conta grátis no Spark

Cadastre-se agora mesmo

você é uma pessoa candidata?
Acesse a nossa central de dúvidas aqui