CRM de talentos

6 motivos para investir em plataforma  CRM de Talentos

6 de setembro de 2022

Para começar, vamos entender o que significa: CRM de talentos é o sistema que gerencia o relacionamento com os seus talentos, ou seja, que administra as suas pessoas candidatos passivos. Elas são com quem você se relacionou em feiras, pessoas candidatos sem sucesso, mas que você deseja manter contato para futuras oportunidades, dentre outras.

A forma como uma empresa desenvolve o seu relacionamento com as pessoas candidatas afeta diretamente como elas vão performar quando entram para o seu time. Esse é também um fator que determina o seu nível de engajamento e define a sua experiência como pessoa colaboradora (Employee Experience).

Para entender mais sobre esse cosmos e como ele pode contribuir para o seu Employer Branding, trouxemos 6 motivos para você ter o seu CRM de talentos. 

6 motivos para ter um CRM de talentos

Depois dessa introdução, vamos aos 6 motivos para você ter a sua plataforma de CRM de talentos.

1. Comece a recrutar antes mesmo de ter a vaga

Em primeiro lugar, imagine que você busca contratar pessoas candidatas que tenham se formado em determinada faculdade. Por usar o seu CRM, você já havia criado um pipeline com esses estudantes. Você criou um relacionamento por meio de e-mails, contatos de whatsapp e até mesmo eventos presenciais.

Sabendo que a formatura desses alunos está próxima, você é o primeiro recrutador a entrar em contato por meio de uma trilha de e-mails ou chatbot, e conseguiu uma conversão maior destes talentos para sua empresa.

2. O CRM de talentos permite que você construa uma marca empregadora memorável 

A marca empregadora também impacta muito o trabalho do recrutador. Isso porque, sites como o Glassdoor e o LinkedIn são muito usados por quem está se candidatando para vagas e está em busca de avaliações sobre a empresa.

Independente da forma como essa interação entre empresa e talento aconteça, os profissionais de RH precisam manter um relacionamento contínuo com eles, colaboradores e ex-colaboradores de maneira geral. Talentos precisam ser “convencidos” de que estão tomando a decisão certa e estes stakeholders vão ajudar nisso. 

Então, é aí que o CRM de talentos entra! Como braço direito do recrutador, apoiando ele a construir este relacionamento e, consequentemente, auxiliando o avanço das pessoas candidatas na jornada do talento

.

3. Um CRM de talentos auxilia pessoas candidatas a entender melhor a sua empresa

Em terceiro lugar, pense que quando um profissional usa o CRM, ele auxilia a pessoa candidata a compreender quando uma empresa está alinhada aos seus objetivos e valores. Então, é por meio desse conteúdo e contato constantes que essa pessoa começa a entender a sua organização.

Por exemplo, você pode criar uma trilha de e-mails mostrando toda a trajetória da empresa de forma interativa, uma newsletter apresentando “spoilers” sobre como é trabalhar com vocês. Isso tudo vai deixando a sua pessoa candidata cada vez mais próxima de você.

4. O CRM te ajuda a entender em que etapa do recrutamento você está perdendo talentos

Por meio da ferramenta certa que é possível entender quais são os furos do seu processo, ou seja: em que momento a pessoa candidata está se desengajando. Assim, você pode trabalhar para melhorar o seu recrutamento de forma mais assertiva. 

5. O CRM te ajuda a construir relacionamentos que vão além de uma vaga pontual

Algumas vezes você encontra um talento que tem muito fit cultural com a sua empresa, mas nem sempre é o  certo para a vaga que você tem. O CRM vai ajudar a mantê-lo  com um alto potencial próximo, para que você consiga oferecer a oportunidade certa para o talento certo.

Do lado do talento, ele entende o quanto a empresa está preocupada com o fit e com o alinhamento entre o que a empresa e a pessoa candidata tem a oferecer.

6. Dados: já falamos que o CRM te ajuda a analisar o seu pool de talentos?

Se você tem preocupação em continuar alimentando o seu pipeline de talentos para vagas recorrentes, saiba que um CRM é uma ótima forma de acompanhar estes resultados. Pois, por ele, é possível entender o perfil da sua base, possíveis gaps, e assim, nortear sua estratégia de atração de novos talentos.

O seu talento é o seu consumidor 

Por fim, queremos que você tenha em mente que a experiência da pessoa candidata, assim como a experiência do colaborador, são equivalentes à experiência do cliente. Ter uma plataforma de CRM para os seus talentos é fundamental para manter todos conectados em prol da sua empresa.

CRM de talentos

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter

Você pode gostar também:

Crie sua conta grátis no Spark

Cadastre-se agora mesmo

você é uma pessoa candidata?
Acesse a nossa central de dúvidas aqui