[Evento] Employer Branding Insights - 27 de setembro

[Evento] Employer Branding
Insights - 27 de setembro

Marketing de Recrutamento: 4 habilidades fundamentais

27 de julho de 2022

Os talentos de primeira linha estão respondendo cada vez menos aos canais tradicionais de recrutamento, então é preciso inovação e criatividade para se conectar com eles. Diante deste cenário, as marcas empregadoras precisarão de mais profissionais com habilidades em Marketing de Recrutamento para atrair pessoas engajadas e alinhadas à cultura organizacional. 

Os números deixam claro: 64% dos profissionais veem grandes benefícios em mudar de emprego a cada poucos anos – incluindo salários mais altos, flexibilidade e potencial de progressão na carreira. E essa taxa sobe para 75% quando se olha para trabalhadores de 18 a 34 anos.

Em suma, eles não estão apenas procurando melhores salários; estão buscando oportunidades de trabalho que se ajustem ao seu estilo de vida – dentro e fora do escritório. E que melhor maneira para as empresas mostrarem suas vantagens do que promover o envolvimento por meio de experiências?

Para algumas empresas, o Marketing de Recrutamento é um trabalho de um departamento inteiro; para outras, é um conjunto de habilidades necessário para os colaboradores que atuam com RH, Aquisição de Talentos ou Marketing.

Embora o escopo de trabalho de uma equipe de Marketing de Recrutamento ainda esteja evoluindo, aqui estão quatro habilidades valiosas para quem deseja ingressar ou se destacar nesta área hoje:

1- Inbound Recruiting

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o Inbound Recruiting, um método utilizado para atrair talentos a partir do compartilhamento de conteúdos. Para isso, é preciso desenvolver estratégias que ao mesmo tempo que aumentam o awareness em torno na marca empregadora, compartilhe conteúdos planejados para personas específicas que a empresa tenha interesse em atrair.

O profissional de Inbound Recruiting deve ter conhecimento de ferramentas de marketing digital e automações de marketing, pois  pode ser responsável por mensurar e analisar os indicadores de suas ações.

2- Redação: Marketing de Recrutamento e uma boa história

Em segundo lugar, temos os bons “contadores de histórias”, chamados de redatores,  seres como este que escreve estas linhas, que são capazes de inspirar você com  suas palavras. Dentro do Marketing de Recrutamento, o conteúdo não foca em oferecer vagas, mas em encantar as pessoas com conteúdos técnicos e profissionais que tragam significado e realização às suas vidas.

É papel do profissional de redação mapear canais, criar, publicar e promover conteúdos relevantes para as suas personas. Contudo, não pode se esquecer dos conhecimentos de  Search Engine Optimization (SEO), um importante aliado para o desempenho orgânico das publicações.

Cada conteúdo e informação que os candidatos consomem sobre sua marca moldam a percepção deles sobre sua empresa, suas lideranças e a satisfação do público interno. Se gostarem do que leem e veem, podem considerá-lo um empregador em potencial, seja para si ou para um amigo.

3 – Social Media: Atraia talentos com Marketing de Recrutamento

Mais do que um espaço de entretenimento, as redes sociais podem ajudá-lo a atrair talentos e promover os valores da sua empresa. Dentro do time, o social media é quem deve dominar a linguagem de cada rede. Além disso, deve estar atento às tendências e acompanhar o desempenho de diversas métricas, tanto do conteúdo orgânico quanto pago.

4 – Análise de dados

Para ter sucesso na nova era do recrutamento, os profissionais precisam adotar uma abordagem baseada em dados e em evidências para seu trabalho. Tanto que, de acordo com o relatório Global Talent Trends 2020 do LinkedIn,  People Analytics é a segunda principal tendência da área, independentemente do tamanho da sua companhia. 

Ou seja, ainda que criatividade seja uma habilidade de alta prioridade, é preciso desenvolver a capacidade de analisar e interpretar dados também. Dominar esta arte gera insights para melhorar abordagens e economizar recursos. 

Por que investir no time de Marketing de Recrutamento?

Especialmente nos últimos dois anos, os profissionais de Marketing de Recrutamento tornaram-se peças fundamentais para atrair talentos com perfil mais assertivo. Assim sendo, mais empresas estão motivadas a iniciar suas ações ou ampliar os projetos atuais da área. 

Globalmente, temos visto:

  • Empresas de todos os tamanhos estão priorizando o Marketing de Recrutamento.
  • Crescimento na busca por agências de Marketing de Recrutamento para delinear, estruturar e apoiar projetos na área.
  • Expansão da percepção das lideranças a respeito dos benefícios do Marketing de Recrutamento.

A nova era do recrutamento já começou. Vem com a gente! 

Por fim, aprofunde-se no universo do Employer Branding com os nossos conteúdos: 

marketing de recrutamento

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter

Você pode gostar também:

Crie sua conta grátis no Spark

Cadastre-se agora mesmo

Você é talento? Acesse a nossa central de dúvidas aqui