Processo Seletivo na geração Z

Processo seletivo: O que é para a geração Z?

O que você vai conferir neste blogpost :

1-) Introdução processo seletivo

2-) Processo seletivo: O que ele é para a geração Z?

3-) Marketing de Recrutamento e o processo seletivo

4-) A tecnologia no processo seletivo

5-) 4 dicas para o seu processo seletivo

Boa leitura =D

O processo seletivo corresponde às técnicas e ferramentas que os times de RH utilizam para escolher a pessoa candidata certa para uma vaga de trabalho. Anteriormente, o processo passava, basicamente, pelo envio do currículo e entrevista com o profissional para entender se ele tinha ou não o perfil para a vaga.  

Processo seletivo: o que ele é para geração Z?

Entretanto, com a era digital, as novas gerações e as novas funções nas empresas, todo o processo seletivo tem passado por transformações. Por exemplo, em pesquisa realizada pela FEEx– FIA Employee Experience 2021 -, feita com a geração Z, vemos que 37% das pessoas candidatas procuram por aprendizado, enquanto 14% tem como foco central remuneração e benefícios.

Mas, como isso interfere no processo seletivo?

Com esses dados, atestamos que diferente do século XX, quando a pessoa candidata aceitava o emprego priorizando uma boa remuneração, agora, a empresa também tem de mostrar o aprendizado e cultura que ela vai adquirir trabalhando ali. Assim, o processo seletivo também tem de mostrar dinamismo, conhecimento e o que aquela empresa tem a oferecer para o talento e o mundo.

Outro ponto interessante da pesquisa que ajuda a entender essa mudança: 8% dos entrevistados, mesmo que empregados, já estavam pensando ou haviam se candidatado para outra vaga. O índice é 33% maior do que em gerações anteriores, demonstrando como a visão de emprego é mais dinâmica e transitiva.

Marketing de Recrutamento no processo seletivo

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Marketing de Recrutamento é a primeira fase da jornada de Employer Branding. É a partir destas estratégias que o talento acaba conhecendo a marca empregadora. Além disso, a jornada de Employer Branding também contempla as etapas de Recrutamento&Seleção e a Vivência da Pessoa Colaboradora. 

Então, pensando neste cenário de Geração Z, é fundamental falar sobre a importância do Marketing de Recrutamento dentro desse processo. O Marketing de Recrutamento é um processo anterior ao das entrevistas e contratação. Assim, ele é responsável por fazer com que o talento conheça a sua marca empregadora e tenha desejo de se candidatar a uma vaga.

Para isso, ele utiliza-se de estratégias de:

  •  Inbound Recruiting
  • Social Media
  • Conteúdo
  • Perfomance

O Marketing de Recrutamento é muito importante quando falamos de Geração Z. Reflita sobre um ponto: se as novas gerações querem, cada vez mais, saber da cultura da empresa, os seus ideais e motivações, nada melhor do que proporcionar isso antes dela se inscrever para a vaga, com conteúdos online e estratégicos. 

Como o Inbound Recruiting pode ajudar nessa fase? 

O Inbound Recruiting se utiliza de técnicas adaptadas do funil de vendas, usadas pelo Inbound Marketing. Fazendo conteúdos específicos e relevantes para cada etapa e perfil, vamos atraindo as pessoas candidatas certas para aquele processo seletivo. Assim sendo, a chance da pessoa querer sair do processo seletivo no meio da jornada diminui muito.

Com conteúdos assertivos, blogs de carreira, sites para as pessoas candidatas, dentre outros métodos, a chance do candidato se inscrever para o seu processo seletivo e perceber que fez a escolha certa é muito maior. Assim, você já traz para o processo de entrevistas aquela pessoa que quer trabalhar com você.

A passagem de bastão e a importância da tecnologia para o processo seletivo

A passagem de bastão é um termo utilizado na jornada do Employer Branding entre as fases de Marketing de Recrutamento e Recrutamento&Seleção, Isso porque, é o período em que a pessoa candidata começa a fazer parte, efetivamente, do processo seletivo da empresa.

Com o Marketing de Recrutamento, a tecnologia ajuda que você consiga as pessoas candidatas certas para a sua vaga. Então, como em uma corrida olímpica, é a hora de passar o bastão para o time de recrutamento ver qual é o talento certo para aquela vaga.

Um processo seletivo pode ter muitas fases e, com certeza, passa longe de ser um projeto simples. Depois de vários testes para entender os conhecimentos técnicos, perfil, dentre outros, a pessoa candidata ainda pode passar por dinâmicas de grupo, painéis e entrevistas. 

Quem já foi responsável por uma dessas seleções sabe o quanto é necessário pensar em soluções capazes de simplificar estes processos. Com as novas gerações, é cada vez mais importante a sua diversificação, transformando-os em grandes bate-papos interativos.

3 dicas para um processo seletivo de sucesso

Por isso, vamos te dar algumas dicas valiosas para você fazer do seu processo seletivo uma iniciativa de sucesso. 

Dica 1: o principal amigo de um recrutador deve ser a tecnologia. 

Usando as inovações já disponíveis no mercado, é possível melhorar muito a experiência dos candidatos, além de tornar o seu processo mais prático, rápido e imparcial. 

Durante as etapas online de um processo seletivo, uma pessoa candidata acumula resultados, não é? Estes resultados, que serão muito úteis na hora de avaliar cada um dos inscritos, precisam ser acessados em painéis e dinâmicas de grupo. 

Portanto, para evitar buscar informações entre várias folhas de papel, é interessante reunir todas as notas e observações obtidas por cada candidato, em um único arquivo ou sistema, que poderá ser acessado por recrutadores. 

Dica 2: Tenha um Pipeline de talentos

Em segundo lugar, todos nós sabemos que um processo seletivo eficaz não custa barato. Então, para aproveitar ao máximo o seu budget, o ideal é que exista um pipeline de talentos, que será acessado no futuro. Nele, estarão armazenados os contatos de candidatos que podem ser aproveitados em outras vagas disponíveis na empresa. Desse jeito, não existem riscos de talentos serem desperdiçados. 

Dica 3: Tenha tudo isso em 1 só lugar!

Por fim, e não menos importante, trazemos o spark talent, onde oferecemos uma plataforma onde todas essas dicas valiosas e muito mais, pode ser feito para otimizar o seu processo seletivo, ajudando a encontrar os talentos certos para cada vaga.

processo seletivo no spark

Postado em

15 de setembro de 2022

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nossa newsletter

Você pode gostar também:

Crie sua conta grátis no Spark

Cadastre-se agora mesmo

você é uma pessoa candidata?
Acesse a nossa central de dúvidas aqui